Quarta-feira, 17 de Setembro de 2008

LISBOA - A Capital de Portugal

Vista parcial

 

Lisboa é a capital e a maior cidade de Portugal. Eclesiasticamente, é sede da diocese e do patriarcado de Lisboa. Diariamente se deslocam para a capital cerca de 2,1 milhões de pessoas, constituindo uma população flutuante que lhe imprime uma dinâmica cosmopolita.

Localizada na margem direita do rio Tejo, junto à foz, a 38º42' N e a 9º00' W, com altitude máxima na Serra de Monsanto, Lisboa é a capital mais ocidental da Europa. Fica situada a oeste de Portugal, na costa do Oceano Atlântico. Os limites da cidade, ao contrário do que ocorre em grandes cidades, encontram-se bem delimitados dentro dos limites do perímetro histórico. Isto levou à criação de várias cidades ao redor de Lisboa, como Loures, Odivelas, Amadora e Oeiras, que são de fato parte do perímetro metropolitano de Lisboa.

 

A região de Lisboa, com um PIB per capita superior à média da União Européia, é a mais rica de Portugal. Duas agências europeias têm sede em Lisboa: o Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência e a Agência Europeia de Segurança Marítima. A Comunidadedos Países de Língua Portuguesa também está sediado em Lisboa.

 

 

Torre de Belém

 

A região situa-se à volta da cidade de Lisboa, do estuário do Tejo e no norte da península de Setúbal. Segundo dados de 2006 possui aproximadamente 751 mil habitantes e uma área metropolitana envolvente que ocupa cerca de 2750 Km², com cerda de 3 milhões de habitantes ( cerca de 30% da população do país ). Diz a lenda popular e romântica que a cidade de Lisboa foi fundada pelo herói gregro Ulisses, e que tal como Roma o seu povoado original foi rodeado por sete colinas.

 

Padrão dos descobrimentos

 

De Lisboa partiram numerosas expedições na época dos descobrimentos (séculos XV a XVII), como a de Vasco da Gama em 1497 - 1498, reforçando também com este feito, a condição de grande porto e centro mercantil na Europa.
Na época da expansão as casas de Lisboa tinham de três a cinco andares, sendo no primeiro uma loja e nos últimos as instalações dos comerciantes. Nesta época havia uma mistura de raças em Lisboa como não se via noutro ponto da Europa. Num livro sobre Dom Manuel I, "o Venturoso", aparece uma imagem que representa a vida quotidiana nesta época: a uma mesa está sentada uma família, dois filhos e um casal, sentada em bancos de três pernas. A decoração da sala é simples, tem um pequeno armário de parede com janelinhas de vidro onde estão guardadas as louças de prata da família e pouco mais. Em um canto vê-se uma cortina de seda, presa por aros de ouro, entreaberta. Do lado de lá da cortina parece existir uma cozinha ou adega, onde estão dois serviçais negros. Para além dos escravos, Lisboa era muito frequentada por uma grande quantidade de comerciantes estrangeiros.

 

 

CLIMA

Lisboa é uma das capitais mais amenas da Europa, com um clima fortemente influenciado pela Corrente do Golfo. A Primavera é fresca a quente (de 11°C a 26°C) com sol e alguns aguaceiros. O Verão é seco, quente com algum vento e temperaturas entre 16°C a 29°C. O Outono é ameno e instável, com temperaturas entre 12°C e 27°C e o Inverno é tipicamente chuvoso e fresco, também com algum sol (temperaturas entre 8°C e 18°C). A temperatura mais baixa registada foi de -2,2ºC e a mais elevada foi de 43ºC

É muito raro nevar — nevou ligeiramente nos dias 29 de Janeiro de 2006 e 28 de Janeiro de 2007, depois de mais de 40 anos sem ocorrência de neve. Em média há 3300 horas de sol e 100 dias de chuva por ano.
 
CULTURA

 Desde 1994, ano em que foi Capital europeia da cultura, Lisboa tem vindo a acolher uma série de eventos internacionais (como a Expo 98, o Tenis World Master 2001 e o Euro 2004 ) representando um forte impacto no desenvolvimento de actividades e infraestruturas culturais. Na ocasião da Expo 98, a área onde foi construída toda a fantástica e moderna estrutura era uma área totalmente degradada, onde funcionava um lixão público, matadouros e refinaria de combustíveis.Para o Euro 2004 foram construídos novos e modernos Estádios, além de novas linhas de metro.

 Em 2005, Lisboa foi considerada pela International Congress & Convention Association como a oitava cidade do mundo mais procurada para a realização de eventos e congressos internacionais. Por Lisboa têm passado iniciativas como a Gymnaestrada, a MTV Europe Music Awards, o Rali Dakar, o Rock in Rio ou os 50 anos da Tall Ships' Races (Regata Internacional dos Grandes Veleiros ).
 
Teleféricos do Parque das Nações - Antiga EXPO 98
 
Vista parcial Parque das Nações
 
Vista parcial do interior do Centro Comercial Vasco da Gama
Detalhe: Teto e passarelas de vidro
 
FUTEBOL
Os clubes de futebol mais importantes são o SPORT LISBOA E BENFICA ( Maior de Portugal e considerado pelo Guiness o Maior do Mundo - com mais de 160 mil sócios ), cujo estádio, é o Estádio da Luz, com cinco estrelas atribuidas pela UEFA, e com mais de 65 mil lugares sentados. O Benfica já ganhou a Liga dos Campeões da UEFA, o segundo título futebolístico mais prestigioso na Europa, a seguir, também participa na Champions League, estando várias vezes na final. Os seus jogadores mais famosos são: Eusébio, Rui Costa, Nuno Gomes e Simão Sabrosa.
O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, é outro grande clube de futebol da cidade: também jogam num estádio de 5 estrelas. Ganharam a Recopa da Europa uma vez e foram finalistas uma vez da Copa da UEFA. Jogam no Estádio José Alvalade - Alvalade XXI, com capacidade para 52.000 pessoas. As cores do estádio, são verde e branco, e possui na sua maioria azulejos (no exterior). Os seus jogadores mais famosos são: Luís Figo e Cristiano Ronaldo.
 
TRANSPORTES
A cidade dispõe de uma rede ferroviária urbana e suburbana com 9 linhas (sendo 4 de metropolitano (metro) e 5 de comboio suburbano) e 119 estações (48 de metropolitano e 71 de comboio suburbano). A exploração da rede de metro é efectuada pela Metropolitano de Lisboa e a rede ferroviária suburbana pela Caminhos de Ferro Portugueses (linhas de Azambuja, Cascais, Sintra e Sado) e pela Fertagus (linha do eixo norte sul, entre Roma-Areeiro e Setúbal). As principais estações do caminho de ferro são: Oriente, Rossio, Cais do Sodré e Santa Apolónia. A exploração dos autocarros ( ônibus ), elétricos e elevadores (Bica, Glória, Lavra e Santa Justa) está a cargo da empresa Carris.
 
Existe ainda uma rede de transportes fluviais, a Trantejo, que liga as duas margens do Tejo, com estações em Cais de Sodré, Belém, Terreiro do Paço e Parque das Nações, na margem norte, e Cacilhas, Barreiro, Montijo, Trafaria, Porto Brandão e Seixal, na margem sul.
 
Lisboa e a sua área metropolitana são também atravessadas por inúmeras auto-estradas. Existem duas auto-estradas circulares – Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL) e Circular Regional Exterior de Lisboa (CREL ou A9). As principais vias que ligam a cidade ao resto da zona urbana são as auto-estradas A1 (em direção a norte, por Vila Franca de Xira), A8 (também para norte, via Loures), A5 (em direção a oeste, até Cascais), A2 (para sul, por Almada) e A12 (para leste, por Montijo).
 

 

publicado por Luiz Paulo Pina às 12:30
| comentar
. . . HORA DE PORTUGAL & BRASIL . . - . . . . . . . . .
. . . Free Web Counters
Free Counter ..
web stats .. .. ..

Tempo Online em Loriga.. Portugal

..

arquivos

 

VOO DIRETO BELÉM LISBOA C...

PADRE FÁBIO DE MELO - ABR...

CONSELHO DA COMUNIDADE LU...

NOVA DIRETORIA DO CENTRO ...

JANTAR DA COMUNIDADE LUSO...

COMUNICADO DO GRÊMIO LITE...

FILME GONZAGA DE PAI PARA...

ALDIVAN, EX-JOGADOR DO RE...

DILMA LEVA LIÇÃO DE MORAL

FAZENDO O BRASILEIRO DE P...

REMO RECEBE NOVO TÉCNICO

A JUSTIÇA FOI FEITA NO BR...

ENCERRAMENTO DAS FESTIVID...

ZENALDO COUTINHO É O NOVO...

VOTE NO BEM. VOTE NA UNIÃ...

LULA É REJEITADO EM BELÉM...

VOTE NO BEM. VOTE NA UNIÃ...

FESTIVAL DO CABRITO EM LO...

CÍRIO COM FAMOSOS

MAIS UM CÍRIO

FELIZ CÍRIO

ALMOÇO DO CÍRIO

PROGRAMAÇÃO DO CÍRIO 2012

FERIADO NACIONAL NO BRASI...

PREPARATIVOS FINAIS PARA ...

IL DIVO - COME WHAT MAY

IL DIVO - LA PROMESSA

ZENALDO E EDMILSON DISPUT...

CÍRIO DE NAZARÉ - ED. MON...

ANIVERSÁRIO DO MEU AMIGO ...

AMANHA É DIA DE VOTAR. VO...

CENTRO LORIGUENSE PRESENT...

EMBAIXADOR DE PORTUGAL NO...

CÍRIO DE NSA. SRA. NAZARÉ...

VISITA DO EMBAIXADOR DE P...

NOTA DE FALECIMENTO

JOGADOR HULK DEIXA O FC P...

REMO DECIDE VAGA NO MANGU...

FOTOS EM LORIGA

PAI DO ANO ASSOCIAÇÃO VAS...

JANTAR DOS PAIS NA ASSOCI...

CENTRO LORIGUENSE PRESENT...

FOTOS FESTA DE NOSSA SENH...

FESTA DE NOSSA SENHORA DA...

FOTOS DE SALINAS

JORGE GARCIA - O GRANDE L...

RETORNO DO BLOG

FALECIMENTO

SHOW IMPERDÍVEL DE YURI G...

ROTARY BELÉM NORTE HOMENA...