Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2011

ANOS 80

 

Achei um texto muito interessante na internet. Já havia recebido uma vez por e-mail, traz muitas lembranças de coisas que muita gente não teve o prazer de conhecer e desfrutar. Vale a pena ler....

 

Meus amigos o tempo vai passando e todos nós estamos envelhecendo. E podemos descobrir isso de uma forma bem banal. Afinal de contas, é chocante o fato de que alguns calouros de faculdade do ano 2005 nasceram no improvável ano de 1987.

 

Portanto, eles não têm a mínima idéia de quem foi Tancredo Neves e mal ficaram sabendo que ele morreu antes de assumir a presidência. Eles estavam na pré-puberdade quando aconteceu a Guerra do Golfo. Eles se recordam do nome de dois presidentes da República, no máximo eles tinham 12 anos quando a União Soviética se dissolveu e não se lembram da Guerra Fria.

 

A expressão " isso soa como um disco quebrado " não tem nenhum significado, pois eles sequer chegaram a conhecer os discos de vinil e muito menos sabem que os mesmos ainda existem. Atari e Odissey são coisas que não existiram para eles. Nunca jogaram Pac-Man nem Enduro. Relógio e calculadora da Casio com joguinhos de corrida são uma vaga lembrança para eles.

Caloi 10, Caloi Cross, Ceci com cestinha, BMX, Pantera e Monark (com freio a tambor e, muitas vezes, com contra pedal) são peças de museu do seu irmão mais velho. Sempre ouviram falar de secretária eletrônica, porém, a maioria nunca viu uma TV só com 13 canais e, provavelmente, nunca estiveram frente a frente com um televisor preto e branco, muito menos da marca Telefunken. Sempre tiveram videocassete e nunca ouviram falar em formato " betamax ", nem imaginam o que é um videocassete da National e, para eles, Mitsubishi é apenas uma marca de carro, não de televisão.

 

Os desenhos mais recentes para nós, tais como Thunder Cats e He-Man, não fizeram parte de suas infâncias. Não têm a menor idéia do que é o Palácio da Justiça dos Superamigos que passava no domingo de manhã na Globo, assim como Manda-Chuva e Moranguinho.

Os grupos RPM, Blitz e Nenhum de Nós, IRA, Heróis da Resistência são da década de 80 e não passam de meros estranhos.

Aliás, a década de 80 é algo distante em suas lembranças.

 

Nunca experimentaram calçar um Bamba, Kichute, Conga ou Montreal (aquele que o Silvio Santos sorteava no Domingo no Parque).

O Gol GTS 1.8 ou GTI 2.0 e o Escort XR3 nunca foram sonhos de consumo deles na adolescência. Michael Jackson, para eles, sempre foi branco e nunca tiveram medo do clip Thriller. O esporte " Morey Boogie " foi substituído pelo Bodyboard e a Luciana Vendramini já virou um "senhora" de mais de 30 anos. Pergunte a eles o que é uma bala Boneco, bala Banda, bala 7 Belo, ou até mesmo o Pirocóptero, ou o Diplink (que vinha com pózinho para grudar no pirulito - aquele que falavam que vinha com barata dentro).

 

Nunca foram na casa da avó no domingo a tarde para ver os Trapalhões antes do Fantástico e a semana do presidente antes do show de calouros; nunca assistiram aos domingos no Fantástico o resultado da Loteria Esportiva apresentado pela Zebrinha (Deu Zeeebbbrrraaa!!! Oh eu aqui de novo!!!). Não assistiram E.T. no cinema e suas férias nunca foram recheadas com "Sessão da Tarde Especial", com filmes dos Trapalhões (nesta época a Xuxa não participava dos filmes e eles eram engraçados). Beber Crush, Gini, Grapete e comer paçoquinha Amor não faz parte da infância deles. A febre da "Promoção io-iô" da Coca-Cola nunca existiu. Nunca tiveram o prazer de colecionar mini-garrafinhas de refrigerante com o logotipo escrito em árabe, russo e japonês e nem tiveram o estilingue do Toddy. Já nasceram com um walkman nos ouvidos e sempre comeram pipoca de microondas.

 

Seus patins sempre foram inline. Nunca ouviram falar dos aviões da PANAM. Nunca viram o Zico jogar e o Sócrates é apenas o irmão mais velho do Raí. Não choraram quando a França tirou o Brasil da Copa de 1986 nos pênaltis.

Não ouviram Menudos e New Kids on the Block no rádio. Não se importam com quem matou Odete Roittman e nunca assistiram Perdidos no Espaço, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Ilha da Fantasia, Elo Perdido (você sabia que o Tchaka, aquele moleque meio macaco hoje em dia é integrante da banda Sugar Ray?), A gata e o Rato, Casal Vinte e o Magnum. Jamais comeram um Big Mac que tenha vindo em embalagem de isopor.

John Travolta é o ator de "A Outra Face" e não de "Os Embalos de Sábado à Noite" ou "Grease" ou ainda o "Menino na Bolha de Plástico". Nem imaginam que Ronald Reagan foi ator. Aliás, nem devem saber quem ele foi depois.

 

Nunca viram programas de computador em Cobol, Basic, Pascal, nem Assembler. Disquetes de 5,25' com capacidade de 1.2Mb e de 360Kb nunca existiram para eles, muito menos os de 8 polegadas. "O que é DOS e como eu executo?" é uma pergunta bastante freqüente para eles.

Para eles, a Vovó Mafalda virou a mãe da brega-star Beth Guzzo. Nunca viram o programa do palhaço Bozo com a brincadeira da corrida de cavalos, onde o cavalo malhado sempre ganhava e nem passaram raiva quando ele ficava fazendo vontade comendo os sorvetes da Yopa. Não lembram da época em que a Angélica era assistente da Xuxa na Rede Manchete, se é que lembram que um dia existiu a Rede Manchete. Não conheceram a Mara Maravilha antes da mesma virar evangélica e nem o Sérgio Malandro antes da decadência. E do Topo Gigio e do Fofão, será que já ouviram falar? Sem falar na Turma do Balão Mágico em que vinha um carrossel para montar em cima do disco de vinil. Quem diria que alguns anos atrás aquela mesma menininha que cantava Ursinho Pimpão estaria na Playboy...

Essas pessoas nunca viram Sala Especial, nem Daniel Boone domingo de manhã ou Disneylândia na Globo;

Jamais puderam brincar nos domingos de manhã, com o Silvio Santos apresentando o quadro de sentar na cabine e responder SIIIIIIIIIIIIM ou NAAAAAOOO quando acendia a luz vermelha e ele pedia para trocar um automóvel por uma caixa de fósforo usada.

Nunca viram Dominó, Polegar no Viva a Noite (Viva! Viva! Viva!).

Nunca foram a uma banca de jornal domingo de manhã com o avô para comprar gibis como Hersis da TV e Superaventuras Marvel, além das figurinhas do He-Man, ThunderCats, e aqueles álbuns onde você completava as figuras para ganhar liquidificadores, churrasqueiras e bolas!!!;

Nunca viram o Faustão no Perdidos na Noite e nem no Safenados e Safadinhos do Canal treze.

 

Nunca voltaram das domingueiras a pé ou de bailes de garagem aos sábados as 4:00h a pé e sem temer a ladrões e assaltantes. E pra terminar, nunca ouviram: "Depois de um sono bom a gente levanta, toma aquele banho, escova os dentinhos... e na hora de tomar café, é café Seleto, que a mamãe prepara com todo carinho, café Seleto tem sabor delicioso, cafezinho gostoso... café Seleto, café Seleto..." E nenhuma de suas versões mais desbocadas!!!; Programa Bambalalão...

 

Vocês se lembram de tudo isso?!? Se lembrou de pelo menos metade, a casa caiu pro seu lado !!! Você estará dobrando o cabo da boa esperança em breve !!!!!!!!!!!!

ÉÉÉÉÉ... o tempo passa... o tempo voa... e a poupança Bamerindus...

Nem essa existe mais....

 

 

publicado por Luiz Paulo Pina às 11:41
| comentar
. . . HORA DE PORTUGAL & BRASIL . . - . . . . . . . . .
. . . Free Web Counters
Free Counter ..
web stats .. .. ..

Tempo Online em Loriga.. Portugal

..

arquivos

 

VOO DIRETO BELÉM LISBOA C...

PADRE FÁBIO DE MELO - ABR...

CONSELHO DA COMUNIDADE LU...

NOVA DIRETORIA DO CENTRO ...

JANTAR DA COMUNIDADE LUSO...

COMUNICADO DO GRÊMIO LITE...

FILME GONZAGA DE PAI PARA...

ALDIVAN, EX-JOGADOR DO RE...

DILMA LEVA LIÇÃO DE MORAL

FAZENDO O BRASILEIRO DE P...

REMO RECEBE NOVO TÉCNICO

A JUSTIÇA FOI FEITA NO BR...

ENCERRAMENTO DAS FESTIVID...

ZENALDO COUTINHO É O NOVO...

VOTE NO BEM. VOTE NA UNIÃ...

LULA É REJEITADO EM BELÉM...

VOTE NO BEM. VOTE NA UNIÃ...

FESTIVAL DO CABRITO EM LO...

CÍRIO COM FAMOSOS

MAIS UM CÍRIO

FELIZ CÍRIO

ALMOÇO DO CÍRIO

PROGRAMAÇÃO DO CÍRIO 2012

FERIADO NACIONAL NO BRASI...

PREPARATIVOS FINAIS PARA ...

IL DIVO - COME WHAT MAY

IL DIVO - LA PROMESSA

ZENALDO E EDMILSON DISPUT...

CÍRIO DE NAZARÉ - ED. MON...

ANIVERSÁRIO DO MEU AMIGO ...

AMANHA É DIA DE VOTAR. VO...

CENTRO LORIGUENSE PRESENT...

EMBAIXADOR DE PORTUGAL NO...

CÍRIO DE NSA. SRA. NAZARÉ...

VISITA DO EMBAIXADOR DE P...

NOTA DE FALECIMENTO

JOGADOR HULK DEIXA O FC P...

REMO DECIDE VAGA NO MANGU...

FOTOS EM LORIGA

PAI DO ANO ASSOCIAÇÃO VAS...

JANTAR DOS PAIS NA ASSOCI...

CENTRO LORIGUENSE PRESENT...

FOTOS FESTA DE NOSSA SENH...

FESTA DE NOSSA SENHORA DA...

FOTOS DE SALINAS

JORGE GARCIA - O GRANDE L...

RETORNO DO BLOG

FALECIMENTO

SHOW IMPERDÍVEL DE YURI G...

ROTARY BELÉM NORTE HOMENA...