Terça-feira, 2 de Setembro de 2008

FORTE DO CASTELO - BELÉM DO PARÁ

 

 

 

Após a conquista de São Luis do Maranhão em novembro de 1615, por determinação do Capitão-mor da Conquista do Maranhão, Alexandres de Moura, o Capitão-mor da Capitania do Rio Grande do Norte, Francisco Caldeira Castelo Branco, partiu daquela cidade para a conquista da boca do rio Amazonas, a 25 de dezembro de 1615, com o título de "Descobridor e Primeiro Conquistador do Rio das Amazonas".
 
Com três embarcações - o patacho Santa Maria da Candelária, o caravelão Santa Maria das Graças, e a lancha grande Assunção -, e menos de duzentos homens, a expedição atingiu a baía de Guajará em 12 de janeiro de 1616  levantado um forte de faxina e terra, com alojamentos cobertos de palha, artilhado com doze peças. Batizado de Forte do Presépio de Belém, núcleo do povoado de Nossa Senhora de Belém, destinava-se a conter eventuais e quaisquer ataques dos corsários ingleses e neerlandeses que freqüentavam a região.
No contexto do levante dos Tupinambás (1617-1621), a povoação e o forte foram atacados pelas forças do chefe Guaimiaba (em língua-tupi, "cabelo de velha"), que pereceu em combate 1619. Danificada, essa primitiva fortificação foi substituída por outra mais sólida, de taipa de pilão e esta, por sua vez, em 1621, por uma terceira.
 
A nova fortificação foi erguida com um baluarte artilhado com quatro peças, um torreão e alojamento para sessenta praças, sendo batizada como Forte Castelo do Senhor Santo Cristo, ou simplesmente Forte do Santo Cristo (BARRETTO, 1958:35-39).
Arruinada pelos combates e pelo clima, sofreu reparos em 1632 e 1712. A Carta-régia de 30 de maio de 1721  autorizou os seus reparos e de outras fortificações da região, sendo contratado para tal, em Lisboa, o pedreiro Francisco Martins, com um salário de 800 réis por dia. Poucos anos mais tarde, em 1728, o Sargento-mor Engenheiro Carlos Varjão Rolim, foi trazido de São Luiz do Maranhão para dirigir os trabalhos de reconstrução do forte. Novos reparos foram efetuados em 1759 e em 1773.
 
Na década de 1950 as suas dependências abrigavam diversos serviços da 8ª Região Militar. Encontra-se tombado pelo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1962. Completamente descaracterizado, o monumento sofreu diversas intervenções no passado, entre as quais várias modificações para abrigar a sede social do Círculo Militar de Belém, que mantém no local um restaurante, um bar, depósitos e um salão de festas. Em 1978, tentou-se negociar a retirada do Círculo Militar e seu restaurante, para uma intervenção de restauração no imóvel. Em 1980, com as muralhas parcialmente destruídas, a edificação passou por obras de emergência para garantir a estabilidade do conjunto remanescente. Sob responsabilidade do Ministério da Defesa, a partir de 1983, com recursos da Fundação Pró-Memória, o IPHAN realizou obras de conservação e restauração no forte, um dos mais procurados pontos turísticos da cidade, por sua localização privilegiada e seu sentido histórico, integrando o complexo histórico e religioso da cidade velha em Belém.
 
 
 
Mas foi no governo de Almir Gabriel e Simão Jatene que o Forte sofreu sua maior e melhor reforma. O Complexo foi totalmente restaurado onde ficou moderno, porém, sem perder as linhas originais. O Complexo do Forte do Presépio e da Casa das 11 Janelas é um dos mais bonitos e visitados pontos turísticos de Belém.
Atualmente, nas instalações do Forte do Presépio, o Museu do Encontro conta um pouco do início da colonização portuguesa na Amazônia. Exibe também peças de cerâmica marajoara e objetos indígenas. No interior de suas muralhas ficam expostos antigos canhões e munição.
 
Portanto, onde hoje está o nosso Forte do Presépio, foi onde nasceu nossa queria e amada Santa Maria de Belém do Grão Pará, ou simplesmente, Belém do Pará!!!
 
 

Vista parcial de Belém 

 

 

 

publicado por Luiz Paulo Pina às 22:13
| comentar
. . . HORA DE PORTUGAL & BRASIL . . - . . . . . . . . .
. . . Free Web Counters
Free Counter ..
web stats .. .. ..

Tempo Online em Loriga.. Portugal

..

arquivos

 

VOO DIRETO BELÉM LISBOA C...

PADRE FÁBIO DE MELO - ABR...

CONSELHO DA COMUNIDADE LU...

NOVA DIRETORIA DO CENTRO ...

JANTAR DA COMUNIDADE LUSO...

COMUNICADO DO GRÊMIO LITE...

FILME GONZAGA DE PAI PARA...

ALDIVAN, EX-JOGADOR DO RE...

DILMA LEVA LIÇÃO DE MORAL

FAZENDO O BRASILEIRO DE P...

REMO RECEBE NOVO TÉCNICO

A JUSTIÇA FOI FEITA NO BR...

ENCERRAMENTO DAS FESTIVID...

ZENALDO COUTINHO É O NOVO...

VOTE NO BEM. VOTE NA UNIÃ...

LULA É REJEITADO EM BELÉM...

VOTE NO BEM. VOTE NA UNIÃ...

FESTIVAL DO CABRITO EM LO...

CÍRIO COM FAMOSOS

MAIS UM CÍRIO

FELIZ CÍRIO

ALMOÇO DO CÍRIO

PROGRAMAÇÃO DO CÍRIO 2012

FERIADO NACIONAL NO BRASI...

PREPARATIVOS FINAIS PARA ...

IL DIVO - COME WHAT MAY

IL DIVO - LA PROMESSA

ZENALDO E EDMILSON DISPUT...

CÍRIO DE NAZARÉ - ED. MON...

ANIVERSÁRIO DO MEU AMIGO ...

AMANHA É DIA DE VOTAR. VO...

CENTRO LORIGUENSE PRESENT...

EMBAIXADOR DE PORTUGAL NO...

CÍRIO DE NSA. SRA. NAZARÉ...

VISITA DO EMBAIXADOR DE P...

NOTA DE FALECIMENTO

JOGADOR HULK DEIXA O FC P...

REMO DECIDE VAGA NO MANGU...

FOTOS EM LORIGA

PAI DO ANO ASSOCIAÇÃO VAS...

JANTAR DOS PAIS NA ASSOCI...

CENTRO LORIGUENSE PRESENT...

FOTOS FESTA DE NOSSA SENH...

FESTA DE NOSSA SENHORA DA...

FOTOS DE SALINAS

JORGE GARCIA - O GRANDE L...

RETORNO DO BLOG

FALECIMENTO

SHOW IMPERDÍVEL DE YURI G...

ROTARY BELÉM NORTE HOMENA...