Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008

05/09/1989 - Acabava a agonia do vôo RG 254

 

 

O Boeing PP-VMK, antes do acidente na selva amazônica

 

 

Resumo do acidente com o Being PP-VMK, da Varig, no dia 03/09/1989. Um vôo que foi uma mistura de erro humano e heroísmo; desespero e alívio.

 

 

Há 19 anos atrás ( 05/09/1989 ) terminava a agonia dos sobreviventes do vôo RG-254 que seguia de Marabá-Pa para Belém-Pa. No dia 03 de setembro de 1989, o vôo 254 saiu de Marabá com destino a Belém. Esse vôo jamais chegou ao seu destino. Antes da decolagem, o piloto comandante Garcez checava os manuais e cartas de vôo. Em vez de marcar 27 graus ao norte de Marabá, equivocou-se na leitura e marcou 270 a oeste. Seguindo em linha reta, sobrevoaria a cordilheira dos andes e chegaria a La Paz, na Bolívia.

Depois de voar e não achar Belém, começava ali um “vôo cego”. Chegou a falar com alguns aviões em solo, mas não conseguia achar ou mesmo falar com Belém. Naquele tempo, não existia um radar na região. O comandante passou então a se guiar pelas ondas de rádio. As rádios informam durante suas transmissões seus prefixos, informando a cidade, Estado e País justamente para que os aviões possam se guiar ( uma possibilidade e que antigamente era muito utilizado na aviação ). Garcez sabia que em Belém existia a rádio Liberal e sabia o prefixo AM 1330. Acontece que ao encontrar a freqüência acabou achando de uma rádio em Goiânia-GO. Um fato interessante que fez ele não se perceber do erro foi que, naquele exato momento, jogavam Brasil X Chile pelas eliminatórias da copa do mundo de 1990. O goleiro Rojas, da seleção Chilena, simulou que fora atingido por um rojão, ficando o jogo paralisado por muito tempo. Como as rádios ficaram falando e dando destaque sobre o incidente, por esquecimento, não divulgaram os prefixos, ou seja, se tivessem divulgado ele saberia que estava recebendo informações de Goiânia-GO e não de Belém-PA.
O co-piloto, durante o vôo, percebeu que a rota havia sido marcada equivocadamente no painel. Com medo de retornar ao ponto de partida e sofrer uma punição pelo erro, resolveu procurar e achar Belém por conta própria.
 
Os últimos diálogos da caixa preta foram os seguinte:
 
Comandante Garcez : - Senhoras e Senhores , é o comandante quem vos fala. Tivemos uma pane de desorientação dos nossos sistemas de bússola. Estamos com o nosso combustível já no final ainda com 15 minutos. Pedimos a todos que mantenham a calma porque uma situação como essa é difícil de acontecer. Deixamos a todos com a esperança de que isso não passe de apenas um susto para todos nós. Pela atenção muito obrigado e que todos tenham um bom final.
 
Piloto em terra: – O Garcez , você não conseguiu ir pra Belém por quê?
 
Comandante Garcez : - Não , é que eu não tinha a indicação de Belém , a bússola tava com outra proa e a gente foi ..ficou andando entre Belém e Marabá e não conseguiu chegar a lugar nenhum agora ta indo para Marabá e não tem mais combustível pra ir pra lugar nenhum , entendeu?
 
Comandante Garcez : - O motor 1 acabou de parar...A gente vai ter que descer agora...Eu não vou poder falar que a gente vai se preparar para o pouso , ok? Atenção tripulação , preparar para o pouso forçado.
 
 
 
 Fotos do avião acidentado em plena floresta amazônica
 
 
Por volta das 21:00h., sem combustível, não lhe restou hipóteses em pousar o avião na selva amazônica. No pouso, as asas foram arrancadas e, por questão de metros, o avião não bate de frente em uma árvore, o que causaria a morte de mais passageiros.
Em Belém, foi dado o alerta que o Boeing 737-200 prefixo PP-VMK estava desaparecido. A FAB ( Força Aérea Brasileira ) começava a se preparar para efetuar as buscas e resgate.
O boeing 737-200 é equipado com o que os pilotos chamam de beacon, um dispositivo eletrônico ( rastreador ) que envia sinais para um satélite e é retransmitido para a terra, para o Instituto de Pesquisas Espaciais ( Inpe ) situado em Cachoeira Paulista, dando a localização exata de onde o boeing se encontrava. Porém, os técnicos não acreditaram nas indicações, pois os sinais e coordenadas davam conta que o avião encontrava-se no Estado do Mato Grosso ( Região de São Félix do Xingú ), algo improvável e teoricamente impossível, uma vez que o avião seguia para Belém, sentido totalmente contrário a rota original.
Um fato interessante que ocorreu foi que o beacon funciona quando o mesmo é colocado totalmente embaixo de água, para assim poder enviar os dados. Como no momento ainda não possuiam água, os sobreviventes pegaram um balde de servir gelo e urinaram dentro dele, para que assim pudessem emergir o beacon e o mesmo enviasse os sinais ao satélite.
Enquanto todos começavam a se desesperar, como que por milagre, um dos passageiros era um “mateiro” ( homem conhecedor de matas e florestas ), Antonio Saraiva, de 19 anos, que ficou sem ferimentos. Subiu em árvores e encontrou na mata fechada um pequeno riacho, onde pode buscar água para as pessoas.
Na terça-feira, 05/09, organizaram uma equipe para se embrenhar na mata para procurar ajuda, pois acharam uma trilha que possivelmente os levaria a pedir ajuda. Depois de 8 horas de caminhada, encontraram a fazenda Ferrão de Prata. Dali, pediram socorro por um rádio amador. Horas depois, os sobreviventes na mata ouviram o ronco dos motores da FAB e, em um vôo rasante, puderam ver os soldados comemorando e acenando para os sobreviventes. Como que por impulso de felicidade, soltaram todos os sinalizadores como se fossem foguetes.
As equipes de resgate desceram por cordas e abriram uma enorme clareira na selva para pousar os helicópteros. Os feridos mais greves foram transportados imediatamente, enquanto os demais foram resgatados no dia seguinte e transportados para hospitais de base de Belém e Brasília.
Ao todo, dos 53 passageiros do vôo 254, 12 morreram e 41 ficaram feridas. Este foi um dos mais incríveis acidentes aéreos, pois foi um misto de falha humana e heroísmo.
 
O boeing 737-200 ficou para sempre na selva amazônica. Porém, até hoje algumas pessoas se aventuram na mata e visitam o avião, que já foi totalmente “saqueado”, restando apenas a grande estrutura de aço e ferro.
Quando o avião da Gol PP-GTD caiu na mesma região, em 2006, muitas pessoas comentaram e relembraram sobre o caso do boeing da Varig. Uma pena que o final não tenha sido menos trágico como foi o de 19 anos atrás.

 

 

publicado por Luiz Paulo Pina às 12:28
| comentar
9 comentários:
De fernanda a 1 de Junho de 2009 às 18:17
e o piloto, sobreviveu?????


De tatiana a 26 de Julho de 2009 às 17:25
O piloto(Cezar Augusto Pádula Garcez) e o co-piloto (Nilson de Souza Zille) sobreviveram e foram punidos.


De RONALDO DE JESUS LIMA a 8 de Janeiro de 2010 às 19:00
os pilotos sobreviverão????, tinha crianças em obito.


De Ricardo a 16 de Setembro de 2010 às 20:24
Sim, morreram crianças neste acidente.
Leia o livro "Caixa Preta", de Ivan Sant' Anna, que traz detalhes deste acidente e de outros dois ocorridos com aeronaves brasileiras, inclusive com entrevistas com os sobreviventes e parentes dos falecidos.
Excelente leitura!


De George Domit de Oliveira a 18 de Maio de 2010 às 01:01
Gostaria que todos acessassem esse site.
http://www.voo254eusobrevivi.com.br/


De George Domit de Oliveira a 11 de Junho de 2010 às 03:05
Entrem no site www.voo254eusobrevivi.com.br
Toda a histótira contada por uma sobrevivente desse voo.


De Rafael Fischer a 15 de Fevereiro de 2011 às 11:44
Luiz,

Muito legal seu relato sobre o RG-254.

Só no final, quando falas que os restos do aparelho se encontram na selva, seria legal trocar aço e ferro por alumínio, já que a estrutura do aparelho é de alumínio, tudo bem ?

Att.,

Rafael fischer


De rodolfo a 15 de Fevereiro de 2013 às 14:27
o senhor jesus cristo abençou cada um que estava naquele aviao.aqueles que estao entre nos e aqueles que ja-sem farao


De Rafael Silva a 29 de Abril de 2013 às 17:27
Luiz, sou um apaixonado por aviação e, tudo que dela faz referência. Acabo de ler o livro indicado e, gostaria de maiores detalhes sobre este acidente. Onde posso os conseguir? Sou de Belém e, se possível, gostaria de acesso às pessoas que sobreviveram.
Havia mais imagens do acidente? Poderias disponibilizar pelo meu email? Muito boa sua matéria. Lembro-me muito bem do jogo e da performance de Rojas, mas do acidente não tenho lembrança algumaparabéns.


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