Segunda-feira, 3 de Dezembro de 2012

FILME GONZAGA DE PAI PARA FILHO

 

 

 

Neste final de semana assisti ao filme Gonzaga - de Pai pra Filho. Excelente filme, realmente fantástico e um dos melhores filmes brasileiros que já assisti. O Filme conta a história emocionante do Rei do Baião: Luiz Gonzaga. Na juventude, Luiz Gonzaga sonhava em namorar a filha de um coronel. Mas logo foi ameaçado pelo pai da moça que dizia que ele não era homem para ela. Foi então de Gonzaga deixou sua pequena cidade chamada Exu, em Pernambuco, e seguiu sua vida sozinho. Chegou a se alistar e servir o exército brasileiro, mas quando saiu do quartel, seguiu para o Rio de Janeiro decidido a tentar uma vida melhor.

 

No Rio de Janeiro se apaixona por uma dançarina e tem um filho, o qual decide chamá-lo de Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior (Gonzaguinha). O filme mostra a conturbada relação entre Pai e Filho ao longo dos anos, especialmente após a morte da mãe de Gonzaguinha (vítima de tuberculose) e o segundo casamento do Pai Luiz Gonzaga. Sua segunda mulher chamava-se Helene e esteve a seu lado até sua morte.

 

Luiz Gonzaga - O Gonzagão, foi o Rei do Baião foi um dos maiores e mais queridos músicos do Brasil. Embalava multidões com sua sanfona, acompanhado sempre da zabumba e do trângulo. Nasceu no dia 13 de dezembro de 1912 na cidade de Exu, em Pernambuco. Faleceu no dia 2 de agosto de 1989, em Recife, aos 77 anos de idade. Se fosse vivo, neste ano completaria 100 anos de vida. 

 

Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior - O Gonzaguinha, foi um dos maiores compositores do Brasil. Filho do Rei do Baião, formou-se em Economia mas nunca exerceu a profissão. No entanto realizou o sonho do pai em ver um filho formado. Gonzaguinha foi caracterizado pela postura crítica à ditadura no Brasil e, devido sua apresentação agressiva, foi apelidado de Cantor Rancor. Porém, com a abertura política na década de 70 ele começou a mudar o seu discurso, passando a ser visto com bons olhos pelo público e pela mídia. Suas composições foram gravadas por grandes nomes da MPB e se tornou um fenômeno da música brasileira. Mas no seu auge, um trágico acidente encerrou sua carreira. Faleceu em um acidente de carro - após realizar um show no Paraná, no dia 29 de abril de 1990 (1 ano e 9 meses após o falecimento do pai), aos 45 anos de idade.

 

Abaixo, o clipe de um dos seus maiores sucessos

.

Sangrando

 .

.

Quando eu soltar a minha voz
Por favor entenda
Que palavra por palavra
Eis aqui uma pessoa se entregando

Coração na boca
Peito aberto
Vou sangrando
São as lutas dessa nossa vida
Que eu estou cantando

.

Quando eu abrir minha garganta
Essa força tanta
Tudo que você ouvir
Esteja certa
Que estarei vivendo

Veja o brilho dos meus olhos
E o tremor nas minhas mãos
E o meu corpo tão suado
Transbordando toda a raça e emoção

.

E se eu chorar

E o sal molhar o meu sorriso
Não se espante, cante
Que o teu canto é a minha força 

Pra cantar

Quando eu soltar a minha voz
Por favor, entenda
É apenas o meu jeito de viver
O que é amar

publicado por Luiz Paulo Pina às 19:21
| comentar

arquivos

 

VOO DIRETO BELÉM LISBOA C...

PADRE FÁBIO DE MELO - ABR...

CONSELHO DA COMUNIDADE LU...

NOVA DIRETORIA DO CENTRO ...

JANTAR DA COMUNIDADE LUSO...

COMUNICADO DO GRÊMIO LITE...

FILME GONZAGA DE PAI PARA...

ALDIVAN, EX-JOGADOR DO RE...

DILMA LEVA LIÇÃO DE MORAL

FAZENDO O BRASILEIRO DE P...

REMO RECEBE NOVO TÉCNICO

A JUSTIÇA FOI FEITA NO BR...

ENCERRAMENTO DAS FESTIVID...

ZENALDO COUTINHO É O NOVO...

VOTE NO BEM. VOTE NA UNIÃ...

LULA É REJEITADO EM BELÉM...

VOTE NO BEM. VOTE NA UNIÃ...

FESTIVAL DO CABRITO EM LO...

CÍRIO COM FAMOSOS

MAIS UM CÍRIO

FELIZ CÍRIO

ALMOÇO DO CÍRIO

PROGRAMAÇÃO DO CÍRIO 2012

FERIADO NACIONAL NO BRASI...

PREPARATIVOS FINAIS PARA ...

IL DIVO - COME WHAT MAY

IL DIVO - LA PROMESSA

ZENALDO E EDMILSON DISPUT...

CÍRIO DE NAZARÉ - ED. MON...

ANIVERSÁRIO DO MEU AMIGO ...

AMANHA É DIA DE VOTAR. VO...

CENTRO LORIGUENSE PRESENT...

EMBAIXADOR DE PORTUGAL NO...

CÍRIO DE NSA. SRA. NAZARÉ...

VISITA DO EMBAIXADOR DE P...

NOTA DE FALECIMENTO

JOGADOR HULK DEIXA O FC P...

REMO DECIDE VAGA NO MANGU...

FOTOS EM LORIGA

PAI DO ANO ASSOCIAÇÃO VAS...

JANTAR DOS PAIS NA ASSOCI...

CENTRO LORIGUENSE PRESENT...

FOTOS FESTA DE NOSSA SENH...

FESTA DE NOSSA SENHORA DA...

FOTOS DE SALINAS

JORGE GARCIA - O GRANDE L...

RETORNO DO BLOG

FALECIMENTO

SHOW IMPERDÍVEL DE YURI G...

ROTARY BELÉM NORTE HOMENA...