A Vila de LORIGA fica situada na encosta sudoeste da Serra da Estrela, em Portugal, a aproximadamente 770m de altitude. Ao se aproximar de LORIGA, qualquer visitante fica maravilhado com sua paisagem exuberante e seu povo extremamente simpático e hospitaleiro. Quando você visitar LORIGA, saberá do que estou falando e ficará encantado e apaixonado por este lugar maravilhoso. E ao deixar LORIGA, deixará esta Vila com a certeza e o desejo de retornar um dia e sentirá muitas saudades dos dias que passou nesta terra.
Quando visitar Portugal, para chegar em LORIGA deverá seguir o seguinte itinerário:
Saindo de Lisboa deverá seguir na Auto-estrada A1 em direção ao Porto. Depois de Coimbra (cerca de 193 Km percorridos) deverá seguir pela EP3 em direção a Viseu. Um pouco depois de Penacova na região de Raiva (cerca de 218 Km percorridos) passa a seguir pela IC7 na direção Covilhã (cerca de 230 Km percorridos) tomar a Estrada da Beira (EN 17) em direção Seia/Guarda. Depois deverá sair desta estrada na Catraia de São Romão (cerca de 273 Km percorridos) e seguir até São Romão e tomar a Estrada Nacional N.231 em direção a LORIGA.
O Percurso total de Lisboa à LORIGA é de aproximadamente 292 Km.
Logo de manhã cedo, o clima de natureza nos convida a fazer uma caminhada ou corrida pela estrada. É o momento em que pode-se purificar os pulmões respirando saúde e natureza. Como sugestão, pode-se fazer uma corrida do centro de LORIGA até o mirante, cerca de 4 Km. de percurso. Eu mesmo fazia este percurso todos os dias. Ao retornar, pare na praia fluvial e mergulhe nas águas geladas para refrescar o corpo, mas atenção: a água é muito gelada, não mergulhe de imediato e sim aos poucos.
Depois, na hora do almoço, poderá saborear diversos pratos tipicamente Loriguenses como Cabrito Assado, Bacalhau com Broa, Arroz doce com leite creme, Bolo Negro, Biscoitos de LORIGA, Queijo da Serra, etc. Poderá tomar um café, ou um Fino ( chope ) em um dos muitos cafés existentes me LORIGA.
A tarde, pode refrescar-se nas águas geladas da praia fluvial, onde poderá também fazer seu lanche no entorno da praia.
Vista Parcial da Praia Fluvial
VERÃO INVERNO
Portanto, ao visitar Portugal não deixe de visitar LORIGA. Tenho a certeza que não se arrependerá. Pelo contrário: vai voltar de certeza um dia!
LINKS