Hoje é dia de Santo Antonio, popularmente chamado de "Santo Casamenteiro". Santo Antonio nasceu em Lisboa, no dia 15 de agosto de 1191 e morreu em Pádua, no dia 13 de junho de 1231. por isso é chamado de Santo Antonio de Lisboa e/ou Santo Antonio de Padua.
Santo António, de seu nome Fernando, filho de Martim de Bulhões e Maria Teresa Taveira Azevedo, nasceu em Lisboa entre 1191 e 1195, (aceita-se oficialmente a data de 15 de Agosto de 1195), numa casa próxima da Igreja da Sé, às portas da cidade, no local, assim se pensa, onde posteriormente se ergueu a igreja sob sua invocação. Fez os primeiros estudos na Igreja de Santa Maria Maior, hoje igreja da Sé - em Lisboa.
Santo Antonio é um dos Santos populares das quadras juninas. No mês de junho chamamos o mês de Santo Antonio, São Pedro e São João. Várias simpatias são atrinuídas a Santo Antonio, especialmente as simpatias com a finalidade de conseguir um marido ou companheiro.
Santo Antonio abriu mão da riqueza para se dedicar aos pobres e a igreja. Muitos milagres foram a ele atribuídos. Um dos conhecidos diz que em determinado lugar, enquanto pregava a multidão, seu pai seria enforcado. Ele, porém, conseguiu retirar o pai da forca sem deixar de estar pregando com a multidão. Estava em dois lugares na mesma hora. Daí a expressão "parece que vai tirar o pai da forca".
Em Lisboa, cheguei a visitar o local exato onde Santo Antonio nasceu e onde o Santo Padre Papa João Paulo II também visitou e rezou.
Aqui em Belém do Pará, encerraram-se as festividades em honra ao Santo Antonio. Agora a pouco, pude registrar duas fotos da janela do meu quarto, parte dos fogos de artifício lançados ao final das festividades. Também registro uma foto do local onde nasceu Santo Antonio.
LINKS